quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A violência que a pessoa média tem contra si própria é comparável à que os que a cercam têm contra ela

Recentemente o Oggro refletiu sobre a violência em PoA. À luz da discussão dele, uma matéria sobre depressão na edição de dezembro do jornal da UFRGS me deixou perplexo. O que há de surpreendente nela é a taxa de suicídio no Rio Grande do Sul: 3,1 a cada 100.000 mulheres e 17 a cada 100.000 homens. Considerando que a população do estado é distribuída conforme o último censo do IBGE, isso significa que temos 9,91 suicídios a cada 100.000 habitantes. A wikipédia discorda da minha conta e alega que a taxa é de 11 a cada 100.000, indo além e informando a taxa de Porto Alegre como sendo 11,9.

Em sua postagem, o Oggro calculou que a taxa de homicídio em PoA é de 17 a cada 100.000 habitantes. E é justamente isso que parece esquisito para mim. Eu sempre considerei PoA um lugar perigoso, mas nunca imaginaria que as chances de um estranho qualquer por aí ser assassinado ou se matar por conta própria fossem tão próximas.

Bom, não pensei o suficiente no assunto para elaborar mais, então era isso. E, sim, o título ficou tosco. Mas não tem graça trocar todos os títulos toscos que se cria. :P

2 comentários:

Franco disse...

Coincidências bizarras. Descobri no basquete de hoje que um dos melhores amigos do Magnus se suicidou em Santa Rosa, nessa última semana. Melhor eu achar um post sobre um assunto melhor pra aproveitar a onda de profecias.

Igor Czermainski de Oliveira disse...

Franco, com blog e tudo!

Vamos trocar links! Já coloquei o link do teu no meu. (oh god, que frase desastrosa)

Abraço

Igor
igoralpino.blogspot.com